Ícone do site Jornal O Sul

Expoagas 2015 encerra com 409 milhões em negócios

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo apresentou durante coletiva de imprensa os resultados da 34ª edição da feira. FOTO - Jackson Ciceri

A 34ª edição da Expoagas – Convenção Gaúcha de Supermercados chega ao final nesta quinta-feira (27), no Centro de Eventos da Fiergs, na Capital, sublinhando as tendências do setor supermercadista e destacando as apostas da indústria para o segundo semestre 2015.  Os resultados da feira foram aprsentados na tarde desta quinta-feira (27) pelo presidente da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados), Antônio Cesa Longo. Desde terça-feira (25) foram apresentados ao varejo mais de 800 lançamentos, totalizando um volume recorde de negócios, na ordem de 409 milhões de reais – o que representa um crescimento de 11% sobre a edição anterior do evento e uma venda média de 1,19 milhões de reais por empresa expositora.

O resultado positivo foi puxado por fornecedores de produtos de higiene e limpeza, de laticínios e de alimentos e de alimentos, e por evidência uma preocupação crescente dos consumidores gaúchos com produtos saudáveis e que proporcionem bem-estar.

Segundo dados apurados pelo Instituto Methodus nos dois primeiros dias de feira, 47,8% das vendas concretizadas na Expoagas 2015 foram junto a varejistas gaúchos, 40,3% a compradores de outros estados brasileiros e 11,7% junto a companhias de outros países. O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo revela satisfação com os resultados da edição. “Estamos otimistas, o setor está ampliando”, afirma.

Tendências e hábitos de consumo

Ao contrário do ano passado, quando os negócios foram alavancados por empresas de máquinas e equipamentos, a Expoagas 2015 destacou o foco da indústria e do varejo em produtos para o consumidor final. “O gaúcho está com o poder de compra reduzido e valorizando mais do que nunca sua renda, e isto faz com que ele não abra mão da qualidade, mas pesquise muito o preço”, observa Patrique Nicolini Manfroi, diretor da Agas.

Sair da versão mobile