Ícone do site Jornal O Sul

Exportações gaúchas avançam 24,8% em novembro

(Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)

As exportações do Rio Grande do Sul cresceram 24,8% em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2014, e totalizaram 1,31 bilhão de dólares. A principal contribuição positiva veio dos produtos básicos (commodities), que registraram avanço de 307,0% devido à demanda elevada por soja da China (433,4%). Por sua vez, o setor industrial gaúcho respondeu por 81,6% de tudo que o Estado embarcou e aumentou em 9,2% suas vendas externas no período, somando 1,07 bilhão de dólares.

Este foi apenas o segundo crescimento nessa base de comparação desde março. O outro havia sido em setembro, quando houve a contabilização de uma plataforma de petróleo e gás. “Tivemos uma notícia animadora vinda da Argentina, que anunciou a retirada das barreiras à importação a partir do início de 2016. A taxa de câmbio também deverá ajudar”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller.

As categorias com as maiores contribuições positivas foram celulose e papel (313,3%), madeira (300%) e alimentos (12,5%). Já produtos químicos (-10,3%) e máquinas e equipamentos (-7,5%) sofreram as quedas mais significativas.

Sair da versão mobile