Ícone do site Jornal O Sul

Exportações gaúchas avançam quase 25% em novembro

O resultado manteve o RS como o terceiro maior Estado exportador do País em agosto (Foto: Luiz Muraukas/Folhapress)

As exportações do Rio Grande do Sul cresceram 24,8% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2014, totalizando 1,31 bilhão de dólares. A principal contribuição positiva veio dos produtos básicos (commodities), que registraram avanço de 307% devido à demanda elevada por soja da China (433,4%). Por sua vez, o setor industrial gaúcho respondeu por 81,6% de tudo que o Estado embarcou e aumentou em 9,2% suas vendas externas no período, somando 1,07 bilhão de dólares.

Esse foi apenas o segundo crescimento nessa base de comparação desde março. O outro havia sido registrado em setembro, quando houve a contabilização de uma plataforma de petróleo e gás como exportação. “Tivemos uma notícia animadora vinda da Argentina, que anunciou a retirada das barreiras à importação a partir do início do ano que vem. A taxa de câmbio também deverá ajudar”, afirmou o presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), Heitor José Müller, ao avaliar a balança comercial.

De um total de 23 segmentos fabris que realizaram embarques, oito cresceram, oito caíram e sete se mantiveram estáveis. As categorias com as maiores contribuições positivas foram celulose e papel (313,3%), madeira (300%) e alimentos (12,5%). Já produtos químicos (-10,3%) e máquinas e equipamentos (-7,5%) sofreram as quedas mais significativas.

Em relação aos parceiros comerciais de novembro, ante igual mês do ano passado, a China alcançou o primeiro lugar (173,8 milhões de dólares), uma elevação de 181%, cujo produto mais solicitado foi a soja. A segunda posição ficou com a Argentina (125,3 milhões de dólares), que aumentou em 24,3% as encomendas e recebeu principalmente veículos automotores. Na sequência vieram os Estados Unidos (93 milhões de dólares), ao expandirem em 15,3% seus pedidos, basicamente tabaco não-manufaturado.

Ainda nessa base de comparação, as importações totais gaúchas caíram 40,5%, somando 841 milhões de dólares – o menor valor desde 2006.

Sair da versão mobile