Localizado nas imediações da Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) inaugura às 18h desta quarta-feira (1º) a exposição “Outubro em Prata: Histórias que o Tempo não Apaga”, com entrada gratuita. São fotografias de retratos e cenas cotidianas que têm como tema a Terceira Idade.
A iniciativa conta com a parceria do Fotoclube Porto-Alegrense e do Asilo Padre Cacique, instituição que tem vovôs e vovós atuando como “modelos” das algumas das imagens, em comemoração ao Mês do Idoso. Aberta até 31 de outubro, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, (10h-18h) e inclui percurso guiado às terças (10h ao meio-dia).
A abertura oficial ocorre às 18h15, no Memorial do MP (Praça Mal. Deodoro, 110), em Porto Alegre, com entrada gratuita. A mostra integra as comemorações do Mês do Idoso e permanece em cartaz até 31 de outubro. Endereço: Praça Marechal Deodoro nº 110, esquina com a rua Jerônimo Coelho e próximo ao Tribunal de Justiça.
De acordo com a instituição, o material selecionado captura a essência, resiliência e sabedoria do idoso: “O projeto visa celebrar a diversidade de suas trajetórias, honrando suas histórias, quebrando preconceitos e buscando romper estereótipos, além de promover reflexão sobre os direitos da pessoa com 60 anos ou mais”.
Atrações paralelas
Em paralelo à mostra principal, a instalação “Mural de Memórias” trará poemas do coletivo “Poemas à flor da pele”. Também nesta quarta, às 18h45min, será apresentado o painel “Velhice com direitos: desafios e cuidados no século 21″, com participação do presidente do Asilo Padre Cacique, Gustavo Samará, do promotor de Justiça Marcos Ferraz Saralegui, coordenador do Memorial do MPRS, e da psicóloga e integrante do Fotoclube Porto-Alegrense Cynthia Recuero.
(Marcello Campos)