Ícone do site Jornal O Sul

Exposição “Toda a memória do mundo”, de Eduardo Vieira da Cunha, encerra comemorações dos 30 anos da Nieto Galeria

(Crédito: Divulgação)

Após um ano festivo na Nieto Galeria de Arte pelas três décadas de trabalho em Porto Alegre, a galeria recebe a última exposição de 2017. A mostra “Toda a memória do mundo”, de Eduardo Vieira da Cunha, terá vernissage dia 08/11 (quarta-feira), às 19h, e poderá ser visitada até 02 de dezembro. A exposição traz uma série de desenhos e pinturas selecionadas pelo artista que representam a busca do domínio da memória, em uma ponte entre o passado e o futuro, reunindo diferentes tempos em uma única série de trabalhos que trazem o traço lúdico que marca o estilo do artista visual.

De acordo com Eduardo Vieira da Cunha, o título da mostra foi inspirado em um livro homônimo de Daniel Blaufuks, remetendo à ideia de totalidade nas imagens, sonho impossível diante da perpétua incompletude do universo. Em seus arquivos pessoais Eduardo procurou histórias algumas ligadas à infância, aos meios de transporte e ao tempo, outras que remetessem a determinados lugares em que residiu, como a Europa e os Estados Unidos, onde fez mestrado e doutorado em Artes Visuais, e as recriou numa coleção que será apresentada na Nieto Galeria. O artista também recuperou, em suas obras, fragmentos de imagens que foram registradas em desenhos antigos.

O encerramento das comemorações aos 30 anos da Nieto Atelier de Molduras e Galeria de Arte não poderia ser diferente dos eventos anteriores. O tema trabalhado ao longo das exposição apresentadas esse ano, foram inspirados na “vida” e na “trajetória” e reuniu artistas inspiradores e ligados à galeria. Na exposição “Coletiva 30”, realizada em maio, foram selecionadas obras de 41 artistas plásticos que fizeram parte da história da Nieto. Em setembro, a mostra fotográfica “Ao Longo do Caminho” expôs 28 trabalhos de fotógrafos conceituados com registros apresentados como verdadeiras obras de arte. Ambas as coletivas foram um sucesso ao público.

Sair da versão mobile