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O Facebook está testando botão do WhatsApp em seu aplicativo principal

A ideia era que anúncios comerciais fossem introduzidas ao WhatsApp Status. (Foto: Reprodução)

O Facebook está testando um novo recurso que adiciona um botão de acesso direto ao WhatsApp dentro do próprio aplicativo da rede social para Android. Alguns usuários reportaram o botão aparecendo no aplicativo em seus smartphones. Ele fica logo abaixo da barra superior, onde fica a pesquisa, o atalho do feed de notícias, para a lista de amigos e para as notificações.

O botão WhatsApp funciona apenas como um atalho e abre o aplicativo de mensagens sem a necessidade de fechar a aplicação do Facebook. De acordo com o site The Next Web, um usuário reportou a aparição do botão apenas depois de ter mudado a língua da rede social para dinamarquês. Por enquanto, as informações dão conta de que os testes estão apenas na Dinamarca.

A empresa já fez isso anteriormente para testar um botão que levava diretamente ao Instagram, outra rede social da empresa. Em 2015, a rede social também experimentou com um botão que enviava fotos e postagens do Facebook diretamente para o WhatsApp. Por isso, não dá para saber se o atalho será implementado um dia para os usuários finais após os testes.

Silenciar

O Facebook está testando uma nova opção para sua plataforma, se trata do botão silenciar, recurso já presente em outros aplicativos como o WhatsApp. Agora, será possível silenciar por um tempo perfis e páginas que você não quer ver em sua linha do tempo.

Ao contrário da opção “deixar de seguir”, silenciar uma página, grupo ou perfil vai durar apenas o tempo escolhido pelo próprio usuário, ou seja, não será para sempre. As opções incluem 24 horas, 7 dias ou 30 dias.

Isso seria uma boa opção para páginas e grupos, por exemplo. Ao invés de perder participantes e seguidores, usuários apenas silenciariam suas publicações por um tempo.

O botão de silenciar pretende dar às pessoas mais controle sobre o que elas veem. O Facebook se beneficia dos usuários de acordo com a informação que circula na rede social, seja na segmentação de anúncios ou exibindo apenas conteúdos que o perfil quer ver.

Google

O Google anunciou a compra de parte da equipe de desenvolvimento de celulares da empresa taiwanesa HTC por US$ 1,1 bilhão. O setor adquirido é o responsável direto por desenvolver e construir os telefones celulares da companhia asiática. Eles já haviam trabalhado com o Google no desenvolvimento do smartphone Pixel em 2016.

A aquisição indica uma expansão na área de construção de aparelhos próprios do Google. A empresa é mais conhecida por seus softwares e serviços digitais, como o sistema operacional Android, o Gmail, o Google Maps e o YouTube.

Na última década, o Google se focou em distribuir o sistema operacional Android para fabricantes de celulares, mas já no último ano a empresa colocou sua marca própria em um smartphone e um assistente virtual, indicando o desejo de competir com a Apple e a Amazon nestas áreas.

Esta é a segunda aquisição de uma fabricante pelo Google. Em 2012, a empresa comprou a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões, mas, após o fracasso do celular Fire, a empresa foi repassada ao grupo Lenovo.

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