Ícone do site Jornal O Sul

Falha em linha de transmissão provoca interrupção de energia em vários estados, informa Agência Nacional de Energia Elétrica

Problema resultou no corte de energia por cerca de 20 minutos. (Foto: Marcello Casal/EBC)

Uma falha no “linhão” de transmissão da usina hidrelétrica de Belo Monte levou à interrupção do fornecimento de energia em vários estados do País nesta sexta-feira (28), informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A agência verificou o desligamento do polo 2 do linhão de Belo Monte, que liga a subestação Xingu (PA) a Estreito (MG).

Segundo a Aneel, esse incidente levou à necessidade de desligamento de seis unidades geradoras de energia da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o que acabou levando ao corte de energia por cerca de 20 minutos.

A causa da falha no linhão está sendo investigada. A Aneel cobrou explicações da distribuidora responsável pelo linhão de Belo Monte, a Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE).

A empresa terá um dia, a contar da notificação, para esclarecer as causas do incidente e informar quais serão as medidas adotadas a fim de evitar reincidência.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela administração do Sistema Interligado Nacional (SIN), não detalhou o motivo da interrupção no fornecimento de energia nem o tempo que levou para o problema ser solucionado.

Em notas, distribuidoras de energia informaram a duração dos “apagões”.

A Enel Brasil informou que o fornecimento de energia foi interrompido em algumas regiões de São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro entre 11h26 e 11h39.

A Neoenergia Distribuição Brasília informou que algumas regiões do Distrito Federal tiveram interrupção de energia às 11h26. Segundo a distribuidora, a energia foi reestabelecida em todas as áreas afetadas às 11h50.

A EDP Brasil informou que os clientes de suas distribuidoras em São Paulo e Espírito Santo tiveram o fornecimento afetado entre 11h26 e 11h51.

Em Minas Gerais, a Cemig disse que as maiores cidades afetadas com perda parcial de energia foram Uberlândia, Uberaba e Divinópolis.

“O desligamento ocorreu às 11h26 e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 11h30. O restabelecimento total aconteceu às 11h53”, afirmou companhia em nota.

Sair da versão mobile