Ícone do site Jornal O Sul

Famílias que moram perto de barragem com risco de ruptura em cidade gaúcha são enviadas para locais seguros

Estrutura está situada junto ao assentamento Vitória do Caiboaté, em São Gabriel. (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Após risco de ruptura, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul fez uma vistoria terrestre e aérea na Barragem dos Pinheiros, situada no assentamento Vitória do Caiboaté, em São Gabriel (Região da Campanha). A Secretaria de Assistência Social do município notificou as famílias em locais sob perigo, encaminhando-as a residências em áreas seguras ou hotéis.

Conforme o subchefe de Defesa Civil, tenente-coronel Rodrigo Dutra, a indicação técnica do Incra e da UFSM foi pela interdição do barramento e redução da lâmina d’água da barragem. A avaliação contou com técnicos da prefeitura, engenheiros do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Corpo de Bombeiros.

Ao longo dos próximos dias, o órgão emitirá um relatório completo das ações, considerando as opiniões técnicas das instituições envolvidas. O documento será remetido ao órgão fiscalizador do governo federal.

Rodovias estaduais

O Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) informou que ao menos duas rodovias estaduais estão com trechos bloqueados em razão da chuva que provocou o transbordamento do rio Taquari.

Na ERS-129, o acúmulo de água causou interrupção do tráfego em três trechos: Mariante a Bom Retiro (quilômetros 4 e 10), Bom Retiro a Estrela (quilômetros 13 e 14) e Estrela a Colinas (quilômetro 50). Não há alternativa de desvio para os dois primeiros segmentos. No último, os motoristas podem utilizar como rota a estrada municipal.

Já a ERS-130 está interditada de General Câmara a Mariante (quilômetros 29 e 31) e de Mariante até Cruzeiro do Sul (quilômetro 48). Nesses trechos, não há caminhos alternativos.

Em ambos os casos, a liberação do trânsito será realizada assim que a água do rio Taquari retornar a um nível seguro, sem pontos de alagamento nas estradas.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile