Ícone do site Jornal O Sul

Famoso time de futebol inglês ganha sua primeira torcida organizada gay

Chelsea criou oficialmente a primeira torcida para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. (Crédito: Reprodução)

As arquibancadas de Stamford Bridge ganharam um colorido todo especial. A primeira torcida organizada LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) do Chelsea foi fundada pelo inglês Edward Connell, um renomado advogado criminalista londrino, em um esforço conjunto com o próprio clube e a Gay Football Supporters’ Network – GFSN (Rede de Apoio aos Torcedores Gays do Futebol). Tal notícia encheu de alegria os torcedores do time inglês ao redor do mundo, pois o pioneiro movimento será de grande valia para a quebra de preconceitos e estigmas por eles carregados.

“Tenho participado de campanhas contra a homofobia no futebol durante boa parte dos últimos 12 anos. Nos últimos sete ou oito anos, senti-me muito frustrado ao tentar fazer as pessoas perceberem que havia um problema. Então, para mim, ver essas coisas acontecendo é fantástico. As torcidas diferem de clube para clube. Mas o que queremos fazer aqui é estabelecer um comitê para fazer as coisas andarem, para darmos as boas-vindas a integrantes de perto e de longe”, disse Connell.

Em seu site oficial, o Chelsea afirma que “vai colaborar na formação do grupo e oferecerão apoio e assistência para que sigam crescendo”. “O clube está orgulhoso de celebrar a diversidade com sua iniciativa, que preenche a visão de um clube e de uma comunidade que dá as boas-vindas a todos, independente de etnia, religião, opção sexual ou gênero”, afirma a nota.

Sair da versão mobile