A prefeitura de Farroupilha, na Serra gaúcha, decretou, nessa quarta-feira (24), situação de emergência nas áreas do município, depois que um tornado atingiu a região na última terça-feira. O decreto autoriza a mobilização dos órgãos municipais para atuarem junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Ventos com mais de 100 km/h atingiram a comunidade de Vila Rica. Moradias, escolas, estradas e pontes foram destruídas e serviços essenciais ficaram comprometimentos.
Imagens aéreas divulgadas pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul mostram os estragos deixados pelo tornado em Farroupilha, com diversas casas destelhadas e destroços espalhados pela cidade.
A partir do padrão de danos registrado nos vídeos — com objetos arremessados em diferentes direções —, o órgão conseguiu classificar o fenômeno como um tornado. Em nota, a prefeitura informou ainda que o coordenador da Defesa Civil estadual, Coronel Luciano Chaves Boeira, se deslocou até o município para avaliar os prejuízos e alinhar estratégias de resposta às ocorrências.
Pelo menos 15 moradias e uma escola tiveram os telhados arrancados com a força do vento.
