Ícone do site Jornal O Sul

Faturamento da indústria cai 8,8% em 2015, aponta CNI

Capacidade instalada recuou para 78,9%, queda de 2,3 pontos percentuais. Massa salarial real caiu 6,2% na comparação com 2014. (Foto: Reprodução)

O faturamento do setor industrial caiu 8,8% em 2015, na comparação com 2014, segundo pesquisa de Indicadores Industriais, divulgada nesta segunda-feira (1) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Fortemente afetada pela fraca atividade econômica do País, o segmento viu a sua capacidade instalada recuar pontos percentuais no ano passado, para um patamar de utilização de 78,9%.

De acordo com os números da CNI, o emprego na indústria teve queda de 6,1% no ano passado na comparação com 2014, a massa salarial real caiu 6,2% e o rendimento médio real dos trabalhadores da indústria recuou 0,1%.

Dados de dezembro

Em dezembro, os índices de emprego e de horas trabalhadas tiveram queda pelo 11º mês consecutivo. Enquanto o emprego retraiu 0,2% na comparação com novembro, na série livre de efeitos sazonais, as horas trabalhadas caíram 0,9% no período. Já o faturamento ficou 0,6% abaixo do registrado em novembro.

A utilização da capacidade instalada subiu 0,2 ponto percentual em dezembro frente a novembro, a ociosidade na indústria continuou elevada. Entretanto, o setor operou, em média, com apenas 77,5% da capacidade instalada na série sem influências sazonais.

A massa salarial diminuiu 0,2% em dezembro frente a novembro. Já o rendimento do trabalhador cresceu 0,8% na mesma comparação.

Sair da versão mobile