Ícone do site Jornal O Sul

Faxineira tailandesa pode pegar 15 anos de prisão após escrever a palavra “ok” no Facebook

Acusações como essa cresceram consideravelmente no país depois do golpe militar ocorrido há dois anos. (Foto: Reprodução)

Uma faxineira tailandesa foi acusada de insulto à monarquia do país e pode ser condenada a 15 anos de prisão. E a única coisa que ela fez foi postar a palavra “ok” em uma página do Facebook.

Patnaree Chankij, viúva de 40 anos que mora com dois de seus filhos, afirma que, na verdade, ela está sendo punida pelo fato de seu outro filho ser um ativista de oposição ao governo.

Ela mora nos arredores de Bangcoc, trabalha como diarista em apartamentos e escritórios e também lava e passa roupas.

Na casa dela é possível ver nas paredes retratos do rei Bhumibol Adulyadej, e Chankij se considera uma cidadã leal à monarquia do país. Ela afirma que nunca disse nada negativo a respeito da família real.

Mas no começo do mês ela foi detida pela polícia e acusada de insulto à monarquia – uma das acusações mais graves no código penal tailandês.

Na conversa, via Facebook, ela respondeu comentários que, segundo a polícia, são difamatórios. E a resposta foi apenas uma palavra em tailandês: “ja”, que pode ser traduzido como “entendi” ou “ok”.

A polícia afirma que ela deveria ter repreendido os comentários difamatórios.

A pena pode variar entre três e 15 anos de prisão em cada acusação. E acusações como essa cresceram consideravelmente no país depois do golpe militar ocorrido há dois anos.

Sair da versão mobile