Ícone do site Jornal O Sul

Fazenda Quinta da Estância promove no mês de abril diversas atividades em parceria com Tribo Mbyá Guaraní de Viamão

Há 20 anos, projeto valoriza cultura indígena na região metropolitana de Porto Alegre. Crédito: divulgação Quin ta da Estância

Desde 1998, a Fazenda Quinta da Estância e a tribo Mbyá Guaraní de Viamão desenvolvem atividades em parceria para aproximar alunos da cultura indígena. Ao longo do mês de abril, a Fazenda oferece o Programa do Povos Indígenas para que alunos possam aprender mais sobre os primeiros Povos do Rio Grande do Sul com atividades pedagógicas práticas. “Este é um projeto em que todos ganham, pois os estudantes se aproximam e conhecem a verdadeira cultura indígena e a tribo aumenta sua auto estima pelo interesse e valorização da sua cultura, disseminando o legado dos índios na cultura do RS, além de receberem doações trazidas pelas escolas, as famílias artesãs da aldeia comercializam durante o ano o seu artesanato para todos os visitantes, promovendo uma independência econômica da tribo”, explica o diretor da Quinta da Estância, Rafael Goelzer.

Ao longo destes 20 anos de parceria, foram mais de 50 toneladas de alimentos arrecadados doados a tribo, todos os anos mais de 30 famílias Mbyás Guaranis são beneficiadas com o projeto. “Mais de 40.000 estudantes já foram sensibilizados com o Projeto de Valorização da Cultura Indígena ao longo destas duas últimas décadas”, destacou Goelzer. Além disso, dois grupos musicais foram criados na aldeia e já possuem CDs gravados e um livro foi feito com apoio do Iphan, que conta a história da tribo.

As visitas de Escolas para o Projeto de Valorização da Cultura Indígena podem ser agendadas durante todo o mês de abril na Quinta da Estância.

Sair da versão mobile