Ícone do site Jornal O Sul

FBV debate liderança e desenvolvimento de equipes

(Foto: FBV 2017/banco de dados/O Sul)

Liderança e Desenvolvimento de Equipes foi tema de painel na tarde desta quarta-feira (12), no Congresso Brasileiro do Varejo, evento paralelo à 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV). O debate, mediado pela diretora executiva da Denise Casagrande Consultoria em Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Denise Casagrande, reuniu Liana Gus Gomes, presidente da Abracem – Associação Brasileira de Coaching Executivo; Jayme Garfinkel, presidente do Conselho Administrativo da Porto Seguro; e Otelmo Drebes, presidente das Lojas Lebes.

Liana abriu sua fala comentando sobre o mundo ‘VUCA’ – volátil, imprevisível, complexo e ambíguo – e o papel dos líderes nesse contexto nas organizações. Ela aposta no desenvolvimento de lideranças. “Equipes contam com pessoas diferentes, com habilidades diferentes, competências complementares e alto grau de interdependência”, disse ela, comentando sobre a eficácia do coaching de equipe para o desenvolvimento de pessoas. Para a painelista, a metodologia é uma grande aliada no desenvolvimento de pessoas. No coaching de equipes, se trabalha o grupo como um todo, compartilhando objetivos, gerando comprometimento, aumentando as responsabilidades e gerando reflexão sobre as atitudes. “Tudo isso para que possamos dar um salto de desenvolvimento dentro desse contexto do mundo VUCA”, apontou Liana.

Garfinkel, à frente da Porto Seguro, dividiu com a plateia sua história de vida, conquistas e desafios, sempre motivado pela realização do sonho do seu pai. Segundo ele, para se construir lideranças, é preciso ser autêntico como líder e ter o compromisso de igualdade, projetos e propósitos. “Compromisso cria confiança. Você leva uma vida para construir uma confiança e isso eu percebi. Fazemos o máximo esforço para treinar equipe e, amanhã, temos que fazer tudo de novo”, ressalta.

Como empresa familiar profissionalizada, Drebes é enfático ao afirmar que os familiares atuam nas Lojas Lebes porque são competentes e não herdeiros. A empresa tem 60 anos, cerca de 150 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e mais de três mil funcionários e um milhão de clientes ativos. “Acreditamos em propósitos e o nosso é facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos”, disse ele, apresentando ao público a história de um homem que pediu uma mulher em casamento dentro de uma das Lojas Lebes e isso gerou um envolvimento da marca com o casal, gerando experiências positivas aos clientes, como uma viagem pré-nupcial e a reforma da casa.

Investir e acreditar na capacidade das pessoas, ampliar horizontes e buscar profissionais curiosos, que corram atrás do diferente, foram as dicas finais dos painelistas aos varejistas presentes. O Congresso Brasileiro do Varejo segue até sexta-feira (14), no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Para participar, é necessário adquirir passaportes diários. Já a visitação à FBV 2017 tem entrada franca.

Sair da versão mobile