Ícone do site Jornal O Sul

Feira Ecológica do Bom Fim celebra 34 anos com festa aberta ao público neste sábado

Evento acontece das 9h às 12h30min, na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção, em Porto Alegre. (Foto: Anahi Frós/Divulgação)

A Feira Ecológica do Bom Fim vai celebrar 34 anos de existência com festa aberta ao público e gratuita neste sábado (16), das 9h às 12h30min, na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção, em Porto Alegre.

Tendo como tema “Semeando as relações”, as festividades terão a presença de shows dos músicos Frank Jorge, Renato Müller, e o InDUO, formado por Luizinho Santos (sax) & Bethy Krieger (piano), combinando música instrumental e MPB com a linguagem jazzística.

O evento contará ainda com o Cortejo das Infâncias, caminhada com filhos de agricultores e clientes do espaço, abrindo caminho para a cerimônia principal, que antecede o “parabéns a você” com bolo. Caso chova, o evento será transferido para o dia 23 de agosto.

História

A Feira Ecológica do Bom Fim surgiu em Porto Alegre em agosto de 1991, marcando a segunda iniciativa do gênero no país com foco na venda de produtos orgânicos diretamente do produtor ao consumidor.

Dois anos após a instalação da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), a crescente demanda de novos agricultores e agroindústrias em busca de um espaço para comercializar alimentos sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, bem como o aumento do número de consumidores conscientes, resultou na criação da também chamada segunda quadra, espaço independente e viabilizado através de tratativas com o Executivo municipal. Juntas, as duas quadras são o maior espaço de comercialização de orgânicos da América Latina.

O trecho, localizado na Avenida José Bonifácio, entre as ruas Vieira de Castro e Santa Teresinha, germinou em número de expositores e diversidade, contando atualmente com mais de 50 famílias oriundas de Porto Alegre, região Metropolitana, Serra gaúcha, Litoral Norte, entre outras localidades do Rio Grande do Sul.

Elas ocupam 96 boxes/bancas, levando diretamente para os consumidores o resultado de sua produção todos os sábados, inclusive feriados, das 7h às 13h. São aproximadamente 300 pessoas atuando na venda direta.

 

 

Sair da versão mobile