Ícone do site Jornal O Sul

Ferimento em jacaré encontrado em Tramandaí é sugestivo de agressão, de acordo com veterinário

Jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado nessa segunda-feira (13).(Foto: Derek Amorim/Ceclimar)

O jacaré encontrado em Tramandaí, no Litoral Norte, nas proximidades da guarita 143, nessa segunda-feira (13), é macho e da espécie jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). Segundo o médico veterinário Derek Blaese de Amorim, do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos) da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o réptil mede 1,6 metro e pesa 16,5 kg.

Trata-se de uma espécie recorrente em lagoas da região, explica o veterinário. “A espécie é comum nesta localidade, só não na praia. Achamos que ele foi parar na orla por um sangradouro ou pela lagoa de Tramandaí, que desemboca no mar.”

O animal chegou ferido no Ceclimar, com lacerações na cabeça e um dos olhos perfurados. “O ferimento pode ter sido feita por outro animal, mas é possível que tenha sido uma agressão humana”, observa o especialista, destacando que o animal já está recebendo alimentação especial e tratamento para reabilitação.  “Se ele ficar 100% apto para soltura faremos esse processo na região, caso contrário faremos o encaminhamento dele para alguma instituição, como o Zoológico de Gramado.” (Fabiane Christaldo/ O Sul)

 

Sair da versão mobile