Ícone do site Jornal O Sul

Fernanda Barth propõe maior protagonismo para a Secretaria do Desenvolvimento e Turismo de Porto Alegre

Vereadora Fernanda Barth (PL) assume hoje a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos. (Foto: Divulgação/CMPA)

A retomada do projeto do Centro de Eventos de Porto Alegre, das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico, e a atração de eventos, área que foi a mais prejudicada a pandemia, e depois com as enchentes, além de investimentos e patrocínios, em especial aproveitando o potencial turístico da capital, estão entre as metas da vereadora Fernanda Barth (PL), que assume nesta segunda-feira o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos. Ontem, a nova titular da pasta conversou com o colunista, e detalhou alguns desafios a serem enfrentados. Inclui a retomada das reuniões do Conselho de Desenvolvimento econômico já na próxima semana: “queremos ouvir todos os setores, recolhendo prioridades para incluir no planejamento estratégico da secretaria”, informa Fernanda Barth.

Nova titular da pasta considera que turismo e eventos “pode ser virada da chave no desenvolvimento da cidade”

A nova titular da pasta do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos pretende fortalecer o diálogo interno das equipes da pasta, identificando gargalos, e estimulando o trabalho em equipe, lembrando que “esta secretaria já foi o carro-chefe do executivo”, e depois da pandemia e das enchentes, explica, “ainda temos muito a fazer para retomar as parcerias, concessões, e ações para a geração de empregos, fortalecendo o núcleo de atração de novos projetos”. Ela tem o foco também nos municípios que compartilham o potencial turístico do Guaíba, para desenvolver piers públicos, e investir no receptivo de turismo, qualificando toda a cadeia envolvida nesse setor, onde identifica que “podemos ter a virada de chave no desenvolvimento da nossa cidade”:

– “Temos um potencial de desenvolvimento de turismo gigantesco. Tem municípios no Rio Grande do Sul que vivem do turismo, e com base nestas experiências, temos algumas pautas que gostaríamos de desenvolver. Uma delas, é Centro de Eventos, projeto que vem desde 2014, uma verdadeira novela que vamos tentar tirar do papel. Não dá tempo para esperar mais. Sei que precisa uma negociação com o governo do estado, mas qualquer coisa que precise ser feita, não pode atrasar mais. São muitos os desafios, mas eu gosto de desafios” afirma a nova secretaria.

Joesley Batista presidente em 2026?

O empresário Joesley Batista, sócio majoritário do grupo J&F, controlador da JBS, tem sinalizado nos bastidores a possibilidade de disputar a Presidência da República em 2026. As informações são do portal “PlatôBr”, que ainda afirma que movimentações, até o momento informais, surpreenderam políticos e agentes do mercado financeiro. A possível candidatura é tratada com cautela, mas ele já articula uma rede de apoio nas áreas politica e empresarial.

Club Med de Gramado começa a sair do papel

O Secretário do Desenvolvimento Econômico do estado, Ernani Polo, saudou o anúncio da licença ambiental que autoriza a construção do Club Med de Gramado, como “um novo empreendimento que coloca o Rio Grande do Sul na rota dos resorts de alto padrão e caminha na direção de atrair turistas do Brasil e do Mundo para visitarem o estado”. Ao lado do Governador Eduardo Leite, e dos secretários Marjorie Kauffmann e Ronaldo Santini, a licença foi entregue aos empreendedores Janyck Daudet, CEO Club Med, e a Jaime e Dody Sirena, diretores da DCSET, empresa parceira na execução da obra, cuja primeira etapa poderá ser concluída ainda no primeiro semestre de 2026.

Antônio Cesa Longo anuncia Encontro com a AGAS, em Santa Maria

Berço de lideranças notáveis do segmento supermercadista gaúcho, a Região Central do Estado volta a sediar um evento relevante: o Encontro com a AGAS, promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados na próxima terça-feira (27), a partir das 15 horas, no Avenida Tênis Clube, em Santa Maria. O evento terá palestras gratuitas, circuito de negócios e um jantar de integração, com show do músico Rodrigo Soltton e homenagens.

O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, comenta para esta coluna, que “a escolha de Santa Maria para a realização do evento se deu pela força do setor supermercadista da região e pelo histórico do município em formar grandes líderes do segmento.”

Crise mostra que IPE Saúde tem recursos, mas falta gestão

Finalmente, o IPE Saúde dá sinais de vai começar a olhar com cuidado para a crise na assistência de cerca de 900 mil servidores públicos do Rio Grande do Sul, a maioria aposentada, e seus dependentes. Com uma receita anual garantida de R$ 4 bilhões, o IPE tem recursos para melhorar a relação com hospitais decisivos no atendimento à capital e interior, como é o caso da Santa Casa de Porto Alegre, para onde desembocam todos os casos de alta e média complexidade que o interior não consegue resolver. Em resumo: o IPE Saúde tem recursos, mas parece que ainda falta gestão.

Silêncio ensurdecedor no roubo do INSS: o defensor dos aposentados sumiu

O roubo praticado contra aposentados, muitos deles incapazes de reagir a essa infâmia, pode alcançar mais de R$ 100 bilhões, incluindo descontos indevidos de mensalidades e empréstimos consignados praticados por sindicatos. Valor que o governo Federal não terá como devolver. Alguns destes sindicatos e associações ficaram fora da investigação, como é o caso do Sindnapi/FS (Sindicato Nacional dos Aposentados, que tem como um dos dirigentes, Frei Chico, irmão do presidente Lula. Um outro mistério surgiu:

– Por onde anda o senador Paulo Paim, eleito para sucessivos mandatos como defensor dos idosos e aposentados?

Flávio Pereira

@flaviorrpereira

Sair da versão mobile