A Ferrari pode voltar a contar com um piloto brasileiro em seu elenco da Fórmula 1. O chefe da escuderia, Frédéric Vasseur, revelou no último domingo (30) que Rafael Câmara poderá participar de algumas sessões de treinos livres durante a temporada, além de estar confirmado em testes com carros antigos da equipe.
Na ocasião, Vasseur foi questionado sobre a possibilidade de o italiano Leonardo Fornaroli, campeão da Fórmula 2 no Catar, receber uma oportunidade. O dirigente reconheceu o interesse, mas destacou que a Ferrari já conta com jovens talentos como Oliver Bearman e Rafael Câmara.
“Certamente houve interesse (em Fornaroli), mas já temos Rafael Câmara, que venceu a Fórmula 3 e estará na Fórmula 2 no próximo ano. Provavelmente, Câmara fará alguns treinos livres conosco na F1 e certamente alguns testes com TPC (com carros anteriores)”, afirmou Vasseur, segundo o site italiano AutoRacer.it.
Natural de Recife (PE), e atualmente residente em Milão, Rafael Câmara, de 19 anos, construiu uma carreira marcada por feitos expressivos nas categorias de base do automobilismo.
* 2014: início no kart.
* 2019: vice-campeão mundial na classe OK Junior, categoria que revelou nomes como Verstappen, Schumacher, Alonso e Leclerc.
* 2021: títulos no WSK Champions Cup e WSK Super Master Series, superando rivais como Andrea Kimi Antonelli, hoje piloto da Mercedes.
* 2022: transição para os monopostos, com pódios na Fórmula 4 dos Emirados Árabes (vice) e terceiros lugares na F4 Italiana e ADAC F4.
* 2023: terceiro lugar no campeonato do Oriente Médio e quinto na Fórmula Regional Europeia (FRECA).
* 2024: título antecipado da FRECA e terceiro lugar novamente no Oriente Médio.
* 2025: campeão da Fórmula 3, garantindo vaga na Fórmula 2 para 2026.
