Neste mês, a população de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul tem um encontro marcado com uma das festas religiosas mais populares do Estado. A comemoração dos trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, em Porto Alegre será no dia 23 de abril, na Festa de São Jorge. A imagem vinda diretamente do Santuário Nacional de Aparecida (SP) irá acompanhar São Jorge na grande procissão da Festa de 2017. A Mãe de Jesus e Mãe do Povo Brasileiro com seu manto protetor cruzará pelas ruas e avenidas do bairro Partenon, abençoando o povo gaúcho.
A Festa de São Jorge ultrapassa os limites sociais, culturais e religiosos para se constituir numa expressão de fé universal. O pároco da Igreja São Jorge, padre Sérgio Belmonte, acredita que esta será uma das mais expressivas festas de São Jorge, porque o povo venera este santo e tem profunda devoção a Nossa Senhora. “A organização da 64ª Festa São Jorge aguarda uma multidão de fiéis”.
A preparação para os festejos começaram neste domingo (16). Durante sete dias serão realizadas missas sempre às 18h, na Igreja São Jorge. A exceção será no dia 21 de abril, quando a missa das 18h será realizada na Igreja São Judas Tadeu, porque após a cerimônia, às 19h30min, parte a Procissão Luminosa, levando a imagem do Santo Guerreiro até a sua Igreja, no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves e Terceira Perimetral.
Imagem de São Jorge (Foto: Divulgação)
Programação:
No dia 23 de abril, a programação se estenderá durante todo o dia:
7h – Alvorada Festiva;
9h – Procissão pelas ruas do bairro com São Jorge e Nossa Senhora Aparecida;
10h30min – Missa Campal;
12h – Almoço de confraternização;
14h – Festejos populares;
18h – Santa Missa;
20h – Missa de encerramento e bênção para os devotos de São Jorge.
