Ícone do site Jornal O Sul

Festival de Cinema de Gramado abre nesta sexta-feira

A cerimônia de abertura começa às 17h, em Gramado. (Foto: Edilson Vara/Divulgação)

Com uma das melhores seleções de filmes dos últimos anos, a 43ª edição do Festival de Cinema de Gramado será inaugurada nesta sexta-feira (7) com cerimônia de abertura, às 17h, na Rua Coberta. Logo em seguida, serão exibidos no Palácio dos Festivais os primeiros filmes em competição, além do premiado “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert.

Na abertura do festival, será exibido o filme “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert. (Foto: Reprodução)

A produção foi vencedora da mostra Panorama do Festival de Cinema de Berlim e do prêmio especial do Júri do Festival de Sundance. Na trama, a pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões.

Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir a São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

Programação

Entre os destaques desta edição do Festival de Cinema de Gramado, estão os filmes nacionais “Ausência”, de Chico Teixeira; “O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum; e “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho com Othon Bastos no elenco. Ao todo, sete títulos fazem parte da Mostra Competitiva de Longas Brasileiros. Na Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros, são 15 produções concorrentes, e na de Longas Estrangeiros, sete.

Concorrem ainda ao Prêmio Assembleia Legislativa Mostra de Curtas-metragens Gaúchos, 19 filmes realizados no Estado.  O festival também terá três mostras fora competição: a Educavídeo, a Especial de Longas Gaúchos e a de Cinema nos Bairros. A cerimônia de premiação de Gramado será realizada no dia 15 de agosto.

Homenageados

Nessa edição do evento, serão homenageados o diretor Daniel Filho, com Troféu Cidade de Gramado; a atriz Marília Pêra, com o Troféu Oscarito; o cineasta cearense Zelito Viana, com o Troféu Eduardo Abelin;  e o  roteirista e diretor argentino Fernando Pino Solanas, com o Kikito de Cristal.

Confira a galeria com os longas brasileiros em competição:

 

 

Sair da versão mobile