Ícone do site Jornal O Sul

Festival de Cinema de Três Passos começa nesta quinta-feira

Entre os filmes exibidos no festival, está o curta-metragem "Léo", de Mariani Ferreira. (Foto: Bruna Antunes/Divulgação)

A segunda edição do Festival de Cinema de Três Passos, na região Noroeste do Estado, começa nesta quinta-feira (12).  O evento segue até sábado no histórico Cine Teatro Globo, um dos cinemas de calçada mais antigos do Rio Grande do Sul.  Este ano, mais de 300 curtas-metragens foram inscritos para a Mostra Competitiva, dos quais 62 foram selecionados. Ainda serão exibidas outras 32 produções fora de competição.

Outro destaque da programação é o curta “Husky”, de Filipe Ferreira. (Foto: Reprodução)

 

Mais de 10 cineastas convidados estão confirmados nesta edição, entre eles Rodrigo Lopes de Barros, de Minas Gerais (filme “Chacal: Proibido Fazer Poesia”), Vitor Gracciano, do Rio de Janeiro (filmes “Falta Água” e “Gigantes da Alegria”). De Porto Alegre estarão presentes nomes como Kioko Yamashita (filme “A Pequena Vendedora de Fósforos”), Ane Siderman e Leonardo Machado (filme “Gotas de Fumaça”), entre outros.

Entre as produções que concorrem ao Troféu Levy estão a ficção “Bá”, de Leandro Tadashi, vencedora de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival de Cinema de Gramado – 2015; a animação “A Pequena Vendedora de Fósforos”, de Kyoko Yamashita, prêmio de Melhor Curta-metragem Internacional de Animação no Modix Festival 2014 (Itália); a ficção espanhola “Silencios”, de Jesús Méndes, Medalha de Ouro na 77º International Film Festival ÚNICA – 2015 (São Petersburgo – Rússia), o curta-metragem “Léo”, de Mariani Ferreira, produzido por Renate Melgar, e selecionado também na Mostra de Cinemas de Direitos Humanos, além de “Husky”, de Filipe Ferreira, que faz parte do projeto “13 Histórias Estranhas”, entre outros.

Uma novidade neste ano é a sessão “Só para Adultos”, que marcará a noite de sexta-feira, dia 13: uma seleção de filmes fora de competição com classificação restrita para maiores de idade. Com o slogan Ideias Vertentes, o festival inteiramente gratuito contará com premiação especial ao melhor curta-metragem de Temática Ambiental-Água. As obras concorrem ao todo em 17 categorias e os vencedores receberão o troféu que leva o sobrenome da família que fundou há 61 anos e até hoje administra o Cine Teatro Globo.

A programação completa está disponível no site  www.cinematrespassos.com.br/site.

Sair da versão mobile