O Festival Internacional de Cinema da Fronteira chega em 2015 na sua sétima edição, com sessões competitivas nas cidades de Bagé – que começa nesta segunda-feira (23) – e Pelotas – onde começou na quinta-feira (19). O evento também terá atividades nas cidades da região da fronteira Brasil – Uruguai.
O festival tem em sua curadoria a jornalista luso-moçambicana Carla Henriques e a crítica brasileira Ivonete Pinto. A competição internacional de curtas-metragens, e as mostras regional e universitária tem curadoria do crítico brasileiro Cid Nader.
Em Pelotas, ocorrerá a Mostra Internacional de Curtas-metragens, em caráter competitivo. Será realizado ainda o Fórum “O Papel Social do Cinema”, com a presença de Jean-Claude Bernardet, Luiz Rosemberg Filho, Xenia Rivery, Lucas Paraizo, entre outros. Em Bagé, o epicentro do festival, acontece a Mostra Internacional de longas-metragens – que tem sete filmes em competição –, a Mostra Universitária e a Mostra Regional, todas em caráter competitivo. Haverá ainda mesas, palestras e debates com a presença de realizadores brasileiros e latinos. O festival oferecerá também oficinas gratuitas com grandes nomes do cinema.
A programação completa pode ser conferida no site www.festivaldafronteira.com.
