A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) promoverá na próxima terça-feira (16), um evento em parceria com a Frente Negra Gaúcha sobre os 50 anos do dia 20 de novembro, instituído oficialmente como o Dia da Consciência Negra. Serão realizadas uma série de painéis e debates, das 15h às 18h, na sede da Federação.
O encontro tem por objetivo oportunizar um momento de debate e reflexão a respeito do papel do negro e sua contribuição para a transformação social do Brasil, sua participação na história do Futebol Gaúcho e a persistente presença do racismo no futebol.
O evento será dividido em três temas:
- “O panorama histórico da participação do negro na sociedade brasileira”, com o Dr. Antônio Carlos Cortês, advogado, escritor e cofundador do Grupo Palmares, e a Dra. Gisele Müller Monteiro, promotora de Justiça, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social.
- “Inserção do negro na história do futebol gaúcho”, com o Dr. José Antônio dos Santos, autor do livro “A Liga da Canela Preta”, e o jornalista Renato Dornelles;
- “Presença do racismo no futebol, suas manifestações, consequências e combates”, com Dra. Sandra de Deus, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Del. Andrea Mattos, Delegada da Delegacia Especializada de Combate a Intolerância.
Para participar, os interessados devem realizar a inscrição, clicando aqui. Além disso, você pode mandar perguntas sobre cada painel, basta clicar aqui.