Ícone do site Jornal O Sul

FGTAS agenda seguro-desemprego em 13 cidades da Região Metropolitana

A unidade com o maior número de agendamentos é a Agência FGTAS/SINE Centro (985). (Foto: FGTAS/Divulgação)

A FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social) iniciou, nessa segunda-feira, o agendamento de seguro-desemprego em 13 cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. O agendamento pode ser feito pelo site www.fgtas.rs.gov.br.

O serviço está disponível nas Agências FGTAS/SINE de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Esteio, Guaíba, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão. O sistema entrou em operação, em Porto Alegre, no dia 30 de novembro. A unidade com o maior número de agendamentos é a Agência FGTAS/SINE Centro (985), seguida pelas Agências FGTAS/SINE TudoFácil Zona Sul (362) e Azenha (276).

“Já contabilizamos 1.806 agendamentos em Porto Alegre. Com o oferecimento desse serviço, qualificamos o atendimento aos trabalhadores que solicitam o encaminhamento do seguro-desemprego”, destaca o diretor-presidente da FGTAS, Juarez Santinon.

O agendamento do benefício do seguro-desemprego só poderá ser feito para datas a partir de sete dias da demissão e o prazo máximo para requerer o benefício é de até 120 dias da data da demissão, homologação ou decisão judicial. O benefício só é encaminhado nos casos em que não é possível reinserir o profissional no mercado de trabalho, ou seja, quando não são encontradas vagas compatíveis com o perfil do profissional demitido no Sistema Mais Emprego.

O seguro-desemprego é concedido aos trabalhadores dispensados sem justa causa, que não recebem qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte; e não possuem renda própria de qualquer natureza, suficiente para sua manutenção e de sua família.

Sair da versão mobile