Ícone do site Jornal O Sul

Fiat completa 39 anos de produção automóveis no Brasil

A fábrica da Fiat em Betim foi inaugurada em 9 de julho de 1976. Foto: Divulgação

A Fiat Automóveis completa hoje 39 anos de atividades no Brasil. Para celebrar, a fábrica da marca italiana em Betim (MG), passa por um processo de modernização para produzir veículos cada vez mais adequados às novas exigências do consumidor. Ao longo de sua atividade no Brasil, a Fiat acumula a liderança de vendas por treze anos. Em 2015, mantém a dianteira no primeiro semestre, com 236.680 unidades vendidas e 18,6% de market share.

“Buscamos ser líder não apenas em volume, mas principalmente em resultados. O desempenho alcançado nesses 39 anos de história nos coloca no caminho certo. Seguimos confiantes de que o mercado brasileiro tem um potencial muito grande no longo prazo e por isso continuamos investindo na modernização da fábrica da Fiat em Betim, no desenvolvimento de novos produtos, no aperfeiçoamento de processos, em sistemas e em recursos humanos para podermos tirar o máximo proveito das oportunidades que ainda surgirão neste país”, afirma Cledorvino Belini, presidente da FCA – Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina.

Modernização

A FCA, resultado da fusão entre os grupos Fiat e Chrysler em outubro de 2014, está em meio ao maior ciclo de expansão em suas operações no Brasil. A fábrica da Fiat em Betim, inaugurada em 9 de julho de 1976, está passando por um amplo processo de modernização, com investimento de R$ 7 bilhões no período de 2011 a 2016.

Além de ser a maior fábrica da FCA no mundo, a planta de Betim também é a mais complexa: produz, em quatro linhas de montagem, 16 modelos diferentes, que se desdobram em mais de 120 versões. Opera ao todo com 64 mil peças diferentes que são trazidas dos quase 300 fornecedores por aproximadamente 1,6 mil caminhões diariamente, sendo que cerca de 25% dessas peças chegam através do sistema JIS (just in sequence), como bancos, para-choques, painel de instrumentos e outros.

Com estas obras e investimentos, a Fiat está cada vez mais preparada para projetar, desenvolver e produzir veículos modernos e inovadores, que atendam às novas exigências do consumidor.

Coleção de camisetas especiais

Ainda dentro das comemorações, a marca está lançando uma coleção de camisetas inspirada em seus modelos clássicos, que marcaram a história do automóvel no país. A edição limitada das camisetas comemorativas, idealizada pela Fiat Fashion, reúne 13 estampas que contam um pouco da história do Fiat 147, Stilo, Tempra, Uno Mille, além do Palio, que teve sua primeira versão lançada em 1996 e, desde o ano passado, está no primeiro lugar do pódio. O Palio foi o campeão de vendas no Brasil em 2014 e, neste ano, de janeiro a junho, já teve comercializadas 62.757 unidades, mantendo-se na liderança do mercado nacional. A picape Fiat Strada é outra campeã de vendas e também está presente na estampa da nova coleção de camisetas, já à venda por meio do sitewww.fiatfashion.com.br. Primeira no ranking de comerciais leves desde 2000, a picape compacta trouxe para o mercado importantes novidades em seu segmento, como as cabines estendida e dupla, além da terceira porta.

Sair da versão mobile