Ícone do site Jornal O Sul

Fies terá limite de renda per capita de 2,5 salários mínimos

A renovação do Fies é feita a cada seis meses, e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. (Foto: José Patrício/AE)

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai adotar como limite a renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para a concessão de novos financiamentos, conforme nota conjunta divulgada pelos ministérios do Planejamento e da Educação nesta  sexta-feira (26).

Nos contratos atuais gerenciados pelo MEC (Ministério da Educação), o critério é a renda familiar bruta de até 20 salários mínimos. O Fies é um programa do MEC que financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Ele é diferente do Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas.

Outra mudança anunciada no Fies é o aumento do prazo para pagamento (amortização). Para os contratos que serão abertos a partir do segundo semestre, o prazo será de até três vezes a duração do curso.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já tinha anunciado o reajuste nos juros para 6,5% ao ano. Para os contratos antigos, a taxa era de 3,4%. O ministro também anunciou que o programa abrirá 61,5 mil novos contratos no segundo semestre de 2015, chegando ao total de 314 mil estudantes financiados em 2015. (AG)

Sair da versão mobile