Ícone do site Jornal O Sul

Filho de presidente do Tribunal de Contas da União recebeu 2 milhões de reais da empreiteira UTC

Tiago Cedraz é suspeito de vender informações privilegiadas do TCU ao dono da UTC (Foto: Reprodução)

Uma tabela repassada aos investigadores da Operação Lava-Jato pelo dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, aponta 2,2 milhões de reais em pagamentos ao advogado Tiago Cedraz, filho do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) Aroldo Cedraz. Um dos delatores da Operação Lava-Jato, Pessoa é apontado como líder da turma de empreiteiros envolvidos em desvios de recursos da Petrobras.

A tabela mostra 24 repasses de 50 mil reais, entre junho de 2012 e setembro de 2014, além de um pagamento de 1 milhão de reais em fevereiro de 2014. Nos valores aparece, ainda, o nome “Luciano”, suposta referência a Luciano Araújo, tesoureiro do partido Solidariedade e primo do advogado.

O empreiteiro também anexou registros de 151 entradas de Tiago e 80 de Luciano em unidades da UTC, em 2012-2014. As informações constam em inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre irregularidades na licitação de obras da usina de Angra 3, alvo do TCU.

À PF, o tesoureiro admitiu ter recebido de Pessoa os recursos em espécie, mas disse que o destino era o partido Solidariedade, que em 2014 ainda contabilizou doações de 1,2 milhão de reais, registradas na Justiça Eleitoral. Segundo ele, o pagamento se deu pela proximidade entre Pessoa e o deputado Paulinho da Força (SP), presidente da legenda. “O dinheiro era repassado a cada 45 dias, aproximadamente”, relatou Luciano. (Folhapress)

Sair da versão mobile