Ícone do site Jornal O Sul

Filme mostra processo de criação de Carlos Vergara

O curta-metragem "Sudários" será exibido neste sábado (15). (Foto: Divulgação)

O filme “Sudários”, dirigido pelo artista Carlos Vergara e pelo cineasta Gustavo Moura, será exibido neste sábado (15), às 11h, no  Instituto Ling (João Caetano, 440).  Após a sessão,  Vergara e a curadora Luisa Duarte participam de conversa aberta com o público. O evento tem entrada franca e faz parte das atividades relacionadas à exposição do artista, em cartaz na galeria do espaço cultural até 7 de setembro.

O curta-metragem estabelece um diálogo entre a poética contemporânea do artista e as Ruínas Jesuíticas de São Miguel das Missões (RS), um dos principais sítios arqueológicos do País, nomeado Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco. O filme documenta o processo de realização das monotipias que Vergara produziu durante uma expedição a São Miguel, onde o artista explorou a estrutura gráfica das ruínas para a construção de suas pinturas e “sudários”. Parte dessas obras são apresentadas na exposição que está em cartaz no Instituto Ling.

A mostra traz obras representativas do percurso de experimentação do artista que, desde os anos 1980, investiga o campo expandido da pintura, utilizando novas técnicas, materiais e pensamentos que resultam em obras caracterizadas pela inovação.

A visitação pode ser feita de segundas a sextas-feiras, das 10h30min às 22h; sábados, das 10h30min às 21h; e domingos, das 10h30min às 20h. A entrada é franca.

Sair da versão mobile