Ícone do site Jornal O Sul

Filmes de Akira Kurosawa integram mostra de cinema na Sala Redenção

O filme "Rashomon", de Akira Kurosawa, lançado em 1950, abre a mostra do diretor japonês nesta terça. (foto: reprodução)

De terça-feira (13) até o dia 30, a Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com Sesc/RS, apresenta a Mostra Akira Kurosawa. O diretor é um dos mais importantes realizadores da história do cinema japonês e mundial, influenciando cineastas mundo afora. Na mostra serão exibidos seis filmes do diretor, do período do pós-guerra. São eles: “Rashomon”, “Os Sete Samurais”, “Trono Manchado de Sangue”, “Fortaleza Escondida”, “Sanjuro” e “Yojimbo”.

Kurosawa teve uma formação eclética, com contato com a cultura ocidental, sobretudo através do cinema. O cineasta iniciou pela pintura, chegando a frequentar o Centro de Pesquisas de Arte Proletária, quando mais tarde teve que desistir de sua formação por questões financeiras. De qualquer forma, a relação com a pintura o acompanhou em toda a vida, marcando profundamente seus filmes.

Durante os anos em que atuou como assistente, Kurosawa trabalhou com um grande número de diretores, sendo que a sua maior influência foi Kajiro Yamamoto. Dos 24 filmes que realizou na função, 17 foram sob a supervisão de Yamamoto. Perfeccionista, participava de todas as etapas da realização de um filme. Dirigia, escrevia roteiros e desenhava os personagens e as batalhas, estava atento à fotografia e à posição da câmera e ao corte final de cada um de seus filmes. Akira Kurosawa morreu aos 88 anos tendo realizado 32 filmes. Mais informações em www.ufrgs.br.

SERVIÇO
Mostra Akira Kurosawa
Sala Redenção – cinema Universitário
De terça-feira (13) até 30 de outubro
Entrada franca

 

Sair da versão mobile