Ícone do site Jornal O Sul

Fiscalização mais rígida nos voos nacionais provoca longas filas nos aeroportos

A movimentação da estatal causa desconforto no governo. (Foto: Renato S. Cerqueira/AE)

Aeroportos brasileiros registram longas filas nesta segunda-feira (18) após a entrada em vigor dos procedimentos mais rigorosos de fiscalização de passageiros e babagens nos voos domésticos. As medidas, determinadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em todos os aeródromos do País, são semelhantes às adotadas nos voos internacionais.

As companhias aéreas orientam que os passageiros passem a se apresentar para o check-in pelo menos uma hora e meia antes do horário de partida dos voos. No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mesmo seguindo a recomendação das empresas, alguns passageiros perderam seus voos. No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, filas foram registradas no início da manhã.

Uma das mudanças é que, ao passar pelo setor de raio-x, o passageiro deverá retirar seu notebook e outros dispositivos eletrônicos da bagagem de mão, deixando-os em outra bandeja. Esse procedimento apenas era obrigatório em voos internacionais. A justificativa para o novo procedimento é que o computador portátil dificulta a visualização no raio-x do interior da bagagem. Além disso, as malas de mão também poderão ser inspecionadas por agentes dos aeroportos do País.

Outra mudança é que, antes de entrar nas salas de embarque de voos domésticos, os passageiros podem ser submetidos a uma revista corporal, o que também é mais comum em embarque de viagens internacionais. Confira abaixo a situação em alguns aeroportos:

Rio Grande do Sul

O aeroporto Salgado Filho chegou a registrar filas entre as 5h30min as 6h devido às mudanças nos procedimentos de segurança. No entanto, a situação foi normalizada e não foram verificados atrasos ou cancelamentos de voos. A média no tempo de atendimento aos passageiros aumentou cerca de três minutos com as novas regras, conforme funcionários que trabalham no local.

Rio de Janeiro

Os passageiros que embarcavam no aeroporto Santos Dumont enfrentaram filas no momento de inspeção da bagagem por volta das 7h. Depois, a situação foi normalizada.

São Paulo

Os passageiros do aeroporto de Congonhas  enfrentam longas filas. Por volta das 8h30min, a fila para passar a bagagem no raio-x chegava ao saguão do aeroporto, próximo à escada rolante. Até as 11h, pelo menos cinco voos atrasaram. No terminal de Viracopos, em Campinas, também há filas.

 

Sair da versão mobile