Ícone do site Jornal O Sul

Fiscalização no transporte público aumenta 77% entre janeiro e março em Porto Alegre

Segundo a administração municipal, mudanças têm por objetivo reduzir preço da tarifa. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

No primeiro trimestre deste ano, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) fiscalizou 13.171 ônibus municipais para garantir a segurança e a regularidade da operação.

De acordo com o gerente de Fiscalização de Transportes da EPTC, Luciano Souto, em janeiro foram vistoriados 3.333 ônibus, em fevereiro 3.918 e, em março, 5.920. “Ao comparar o número de ações de fiscalização de março para fevereiro, houve um aumento de 51% nas abordagens. Se compararmos março com janeiro, esse número é ainda maior: 77%. A tendência é que a cada mês mais veículos sejam vistoriados”, afirma Souto.

Durante a pandemia de Covid-19, além de verificar os itens de segurança e o cumprimento da tabela horária, a ação tem por objetivo fiscalizar as medidas para evitar o contágio no transporte coletivo, tais como: uso da máscara por parte dos passageiros e tripulação, disponibilização de álcool em gel, higienização dos veículos, circulação com janelas abertas e fiscalização no limite de passageiros.

A EPTC orienta os usuários a antecipar e planejar seus deslocamentos através da função GPS do aplicativo TRI POA para saber a localização do ônibus em tempo real e o momento em que ele vai passar em seu ponto de parada.

Sair da versão mobile