Ícone do site Jornal O Sul

Flagrado meteoro com brilho similar ao planeta Vênus em céu de Santa Catarina

Meteoro foi registrado na quinta-feira (14) por uma câmera de monitoramento de Monte Castelo (SC). (Foto: Jocimar Justino/Reprodução)

A estação de monitoramento de meteoros de Monte Castelo, no Norte catarinense, flagrou a passagem de um forte brilho na noite da última quinta-feira (14). Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, o fenômeno conhecido como “bola de fogo” riscou o céu por aproximadamente 5 segundos.

“Um meteoro é considerado bola de fogo quando ele é mais brilhoso do que o planeta Vênus. Ou seja, quando tem um índice de magnitude igual ou acima de -4. Neste caso, o brilho foi bem similar, por volta de -4”, disse Jocimar.

O registro foi feito por volta das 18h40min. Segundo a análise preliminar, o fenômeno ocorreu sobre o oceano Atlântico, próximo ao município de Barra Velha, na mesma região.

A velocidade do objeto foi estimada em mais de 50 mil km/h.

Outros registros

No último dia de agosto passado, também foi registrada a queda de um meteoro de brilho de alta intensidade pela estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, à 1h47min. Também segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, o corpo celeste estava fazendo o caminho em direção ao Sul do Brasil.

“Esse meteoro é bem mais raro em relação aos que a gente registra todos os dias. Ele é bem mais forte, e trata-se de uma rocha maior que entrou na atmosfera e causou esse brilho intenso”, explica Justino.

O meteoro entrou na atmosfera a 101,1 quilômetros de altitude. A magnitude do corpo celeste, ou seja, o brilho dele, foi de 1,38.

A magnitude mede o brilho de um meteoro a partir de um observador na terra. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude. A lua, por exemplo, tem indicador de brilho de -12,5

Na noite do dia 29 de agosto, a estação de Justino também havia registrado outro meteoro de alta magnitude. A presença das nuvens impossibilitou a coleta de dados mais detalhados, mas a estimativa é de que a velocidade observada do objeto tenha sido de mais de 100 mil km/h.

O trajeto registrado pela estação durou menos de 1 segundo e a análise preliminar mostrou que brilho extinguiu sobre a região de Campos Novos, no Oeste. As informações são do portal de notícias G1.

Sair da versão mobile