Ícone do site Jornal O Sul

Flávio Bolsonaro rebate críticas a Eduardo e valoriza contribuição do irmão ao projeto da anistia

(Foto: Ag. Senado)

Papel fundamental

Diante das críticas sobre a falta de “intransigência” do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no entorno do projeto de anistia para envolvidos na trama golpista, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) saiu em defesa do irmão nas redes sociais. Em publicação no X, neste domingo, Flávio afirmou que “se hoje estamos na iminência de aprovar uma anistia, Eduardo tem papel fundamental nisso”.

Divisão interna

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vem sendo alvo de reclamações de lideranças da direita, que apontam que sua postura combativa e o anúncio de possível candidatura própria à Presidência da República têm dificultado acordos internos para 2026. A avaliação é que a insistência do deputado na anistia “ampla e irrestrita” e a resistência a composições com o Centrão podem atrapalhar a consolidação de um nome único do campo da direita para disputar o Planalto.

Retiro para reflexão

Depois de passar o comando do STF ao ministro Edson Fachin nesta segunda-feira, o ministro Luís Roberto Barroso começará a se preparar para um “retiro espiritual” que fará no exterior, no final de outubro. Durante o período de descanso, em local não divulgado, o magistrado deve aproveitar para refletir sobre seu futuro, incluindo a decisão sobre a permanência ou afastamento da Suprema Corte.

Parceria improvável

A possibilidade de avanço na construção de uma federação entre MDB e Republicanos, articulada desde o início de 2025, parece ter esfriado nos últimos dias. Nomes emedebistas afirmam nos bastidores que a expectativa de disputas internas entre as legendas sobre decisões importantes em 2026, diante do amplo número de lideranças de ambos os lados, acabou desfavorecendo o andamento dos planos de parceria.

Captura de discurso

Frente à expectativa de contrariedade do PT sobre o projeto que equipara facções criminosas a organizações terroristas, parlamentares bolsonaristas pretendem usar o texto para retomar o controle da pauta sobre segurança pública. Depois do desgaste gerado pela PEC da Blindagem, somado ao sucesso da operação da PF que identificou ligação do PCC com empresas do setor financeiro, lideranças da oposição articulam o projeto como forma de reassumir o protagonismo no discurso de combate ao crime organizado.

Segurança no digital

O grupo de trabalho criado na Câmara para avaliar a proteção de jovens no ambiente digital se reunirá nesta terça-feira para debater a promoção da educação digital e a proteção de dados de crianças e adolescentes. O encontro pretende confrontar diferentes perspectivas sobre o tema, identificar responsabilidades e formular soluções para promover o empoderamento infantil e enfrentar desafios estruturais.

Dívida limitada

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado decidirá nesta terça-feira o futuro da resolução que estabelece um limite global para o montante da dívida consolidada da União. Aprovada na forma de substitutivo do relator, senador Oriovisto Guimarães (PSDB-PR), a matéria define que a dívida bruta do governo geral não poderá exceder 80% do PIB nem ser superior a 6,5 vezes o valor da receita corrente líquida da União acumulada nos 12 meses anteriores à sua apuração, excluídas as obrigações do ente nacional.

Elevador comum

Está aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara o projeto que proíbe a distinção entre elevador social e de serviços em todos os condomínios e prédios. Com exceção para transporte de cargas, o projeto substitutivo do deputado Rafael Simões (União-MG) visa enfrentar ações discriminatórias que são “herança direta de séculos de escravidão”, segundo o autor do texto.

Trajeto seguro

Sob a relatoria do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), a Comissão de Segurança Pública do Senado deve votar nesta semana o projeto que obriga aplicativos de navegação e mapas a identificarem áreas consideradas de alto risco em ocorrência de crimes. A sinalização pretende evitar que condutores atravessem ou tangenciem áreas dominadas pelo crime organizado em situações nas quais os apps apresentem rotas alternativas.

Residência em games

Representantes da Huawei Brasil reuniram-se com integrantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, do governo federal, para alinhar iniciativas conjuntas voltadas à formação de jovens em tecnologia. Entre os projetos discutidos está o programa Residência em Games, com investimento previsto de R$16 milhões, destinado a qualificar cerca de mil jovens para a indústria de jogos digitais com bolsas de até R$2,2 mil em sua fase de implementação.

Vive el Verano

O governador Eduardo Leite arriscou um espanhol neste domingo em vídeo publicado no Instagram para convidar turistas argentinos a visitarem o RS. Na publicação, o líder estadual destacou o lançamento da campanha “Vive el Verano gaúcho”, realizada na Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires, neste fim de semana, com apresentação de roteiros turísticos, atrações culturais e experiências gastronômicas do Estado para a temporada de verão.

Semana Fazendária

Cerca de 1,3 mil visitantes de todo o país estarão em Porto Alegre a partir desta segunda-feira para a Semana Fazendária RS 2025. Com programação prevista até 10 de outubro, o evento reunirá representantes das secretarias de Fazenda dos estados brasileiros e de diferentes esferas governamentais para compartilhar ideias e colocar em debate assuntos como harmonização tributária, melhoria da governança fiscal, equilíbrio das finanças e modernização da administração fazendária.

Reforço policial

O vice-governador Gabriel Souza vai a Santo Antônio da Patrulha nesta segunda-feira para o lançamento da nova Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato. Acompanhado do secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, o número dois do Piratini também participará da inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia Civil no município, em paralelo à posse do delegado Juliano Carvalho.

Acolhimento institucional

O Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do RS lançou uma cartilha informativa sobre Acolhimento Institucional, visando conscientizar a população sobre o que é o serviço e em quais situações a providência se faz necessária. A medida, excepcional e provisória, é adotada quando o menor precisa ser afastado temporariamente de sua família para garantir sua proteção, seja por estar em situação de risco, por impossibilidade temporária dos responsáveis ou por decisão judicial.

Distrofias em pauta

Sede do Legislativo gaúcho, o Palácio Farroupilha segue com a iluminação cênica configurada na cor verde-limão até o dia 30 de setembro, em alusão à Campanha Nacional de Conscientização sobre as Distrofias Musculares. Lembrada na Assembleia pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a mobilização visa aumentar o conhecimento sobre as doenças raras, hereditárias e degenerativas, promover o diagnóstico precoce e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população afetada.

Bruno Laux

@obrunolaux

Sair da versão mobile