Ícone do site Jornal O Sul

FMI adverte que recuperação global ainda é lenta e frágil

Diretora do FMI estava na Argentina para reunião do G20 com ministros e presidentes de bancos centrais. (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

A recuperação global da economia ainda é muito lenta e frágil diante dos riscos de desaceleração na China e do frágil crescimento nos países em desenvolvimento, afirmou a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde.

“A boa notícia é que a recuperação continua, temos crescimento, não estamos em crise”, disse Christine em um discurso em Frankfurt. “As notícias não tão boas são que a recuperação continua sendo muito lenta, muito frágil e que estão aumentando os riscos de que não dure”, advertiu.

Na próxima semana, o FMI e o Banco Mundial publicarão as previsões atualizadas de crescimento mundial. O Fundo já indicou que deve reduzir a previsão atual de 3,4%. “Perdemos o ímpeto no crescimento. No conjunto, a perspectiva global continuou perdendo força nos últimos seis meses, agravada pela relativa desaceleração da China, os preços menores das matérias-primas e a perspectiva de tensões financeiras em muitos países”, completou. (AG) 

Sair da versão mobile