Ícone do site Jornal O Sul

O FMI amplia a previsão de crescimento do PIB brasileiro, desde que sejam feitas reformas

Brasil tem queda na projeção do PIB, ao contrário do restante da América Latina. (Foto: Reprodução)

O FMI (Fundo Monetário Internacional prevê que neste ano o Brasil sairá da recessão com um crescimento de 0,2% e que em 2018 a economia do País terá um desempenho ainda melhor, com elevação de 1,7%, dois pontos percentuais acima da previsão anterior (em janeiro).

Em um relatório divulgado nessa terça-feira, o órgão aponta que a melhora da situação do Brasil é fruto de “menor incerteza política, distensão da política monetária e avanço do programa de reformas”.

Segundo o grupo de Estudos Econômicos Mundiais do FMI, as investigações sobre a corrupção no Brasil produzem um clima de incerteza política, mas o governo federal tem reafirmado a sua intenção de seguir com as reformas estruturais, como a da Previdência.

Caso o governo consiga avançar nessa direção, o Brasil terá condições de voltar a uma situação fiscal saudável e fortalecer o processo de crescimento gradual da economia. “As perspectivas macroeconômicas do Brasil estão submetidas à implementação de ambiciosas reformas estruturais de caráter econômico e fiscal”, frisou o documento.

O FMI recomenda a adoção de reformas que incluam “o corte de gastos insustentáveis”, como na Previdência Social, além da adoção de medidas que consigam uma redução do déficit fiscal.

Sair da versão mobile