Ícone do site Jornal O Sul

Foguete da Coreia do Norte coloca objeto no espaço e irrita vizinhos e os Estados Unidos

Ordem de lançamento foi dada pelo líder Kim Jong Un. (Foto: KCNA/AFP)

A Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance nesse domingo carregando o que chamou de satélite, mas seus vizinhos e os Estados Unidos chamaram o lançamento de teste de míssil, realizado em desacato às sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) e apenas semanas depois de um teste de bomba nuclear. O Comando Estratégico dos EUA disse ter detectado um míssil entrando no espaço, e o exército da Coreia do Sul afirmou que o foguete colocou um objeto em órbita.

A Coreia do Norte afirmou que o lançamento do satélite Kwangmyongsong-4, batizado com o nome do falecido líder Kim Jong Il, foi um “sucesso completo” e está fazendo uma órbita polar da Terra a cada 94 minutos. A ordem de lançamento foi dada pelo filho dele, o líder Kim Jong Un, que acredita-se ter 33 anos de idade.

Defesa de mísseis

O lançamento levou a Coreia do Sul e os EUA a anunciar que vão explorar a viabilidade de instalar um sistema avançado de defesa de mísseis na Coreia do Sul, ao que a China e a Rússia se opõem, “o mais rápido possível”. O Conselho de Segurança da ONU condenou veementemente nesse domingo o mais recente lançamento de foguete da Coreia do Norte e prometeu tomar medidas punitivas. (Ju-min Park, Jack Kim e Louis Charbonneau/Reuters)

Sair da versão mobile