A última e a mais importante classificação da F1 em 2025 terminou neste sábado do GP de Abu Dhabi com Max Verstappen pole position. Imbatível no Q3, o tetracampeão anotou volta de 1m22s207, facilitando o caminho rumo à vitória neste domingo (7) – que pode decidir quem será o campeão de 2025. Lando Norris e Oscar Piastri, rivais pela taça, completam o top 3. O brasileiro Gabriel Bortoleto foi sétimo.
A largada do GP de Abu Dhabi será neste domingo às 10h (horário de Brasília).
Piastri abriu a disputa na frente, com Verstappen melhor que Norris no Q1. Na etapa seguinte, porém, o holandês da RBR foi mais rapido que os dois pilotos da McLaren. E com a disputa em aberto no Q3, no final, quem se deu melhor foi Verstappen: o tetracampeão chegou a ter 0s4 sobre a dupla no segmento, que encerrou com metade da vantagem.
Bortoleto foi um dos primeiros na pista no segmento de abertura, no qual garantiu uma vaga no Q1 eliminando o heptacampeão Lewis Hamilton. No Q2, o calouro da Sauber se saiu melhor, avançando ao Q3 com um quinto lugar. Por fim, o brasileiro assegurou o sétimo lugar no grid, enquanto seu colega Nico Hulkenberg largara só em 18º.
Verstappen chegou a 48 pole positions na carreira, e a oitava deste ano. Mas apesar do desfecho da sessão desse sábado (6), o resultado deste domingo segue em aberto: um pódio confirma o título de Lando Norris. Por outro lado, com o inglês abaixo da quarta colocação na corrida, o caminho está aberto para Max Verstappen e até Oscar Piastri.
Q1
No segmento que começou com Hamilton e Gasly de pneus médios, Hulkenberg e Verstappen apareceram provisoriamente na liderança até Russell superá-los, após dez minutos da bandeira verde. Líder do Mundial, Norris fez o sétimo tempo; Piastri aparecia em terceiro à frente de Verstappen.
A dois minutos do fim, a dupla da McLaren abriu volta e o australiano apareceu em primeiro; Verstappen fez o segundo melhor tempo a 0s2 do rival. Leclerc, na zona de eliminação, subiu pra a quarta colocação quando o cronômetro zerou. Bortoleto, que começou em 15º, caiu mais quatro posiçõe. Porém, na bandeirada, ele subiu para 14º – eliminando Hamilton do segmento seguinte.
Q2
Verstappen foi o primeiro a anotar uma volta rápida, mas seu giro foi desbancado pela tentativa de Russell – com 0s074 à sobre Norris. O holandês não conseguiu avançar com outra volta, mas a tentativa serviu para deixá-lo na frente do inglês da McLaren, que por sua vez, obteve um giro melhor que o do colega Piastri. O australiano, por sua vez, não evoluiu até o fim da sessão e ficou em sétimo
Bortoleto era o sexto mais rápido no início da sessão. Já perto da bandeirada, o brasileiro melhorou sua marca, subindo para o quarto lugar e caindo, no fim, para quinto; Alonso, penúltimo a fechar sua tentativa no segmento, empurrou seu pupilo na tabela de tempos.
Q3
Verstappen foi o primeiro na pista, com pneus macios novos contra os usados dos rivais. Aproveitando o vácuo dado pelo colega Yuki Tsunoda, o holandês anotou o tempo de referência com uma larga margem de 0s3 sobre Piastri, e 0s4 sobre Norris. Tsunoda foi o único dos dez na pista que não anotou volta.
O trio que disputa o campeonato abriu volta no minuto final. Mas, Verstappen se sobressaiu à dupla da McLaren desde o início do giro. Piastri não conseguiu avançar do segundo lugar e, por fim, caiu para terceiro após Norris concluir sua tentativa.
