Ícone do site Jornal O Sul

Foro Central do Poder Judiciário estadual em Porto Alegre não funcionará nesta segunda-feira

Vidros quebraram, portas foram arrancadas e salas ficaram inundadas. (Foto: reprodução/TJRS)

O expediente no Foro Central de Porto Alegre, prédios I e II, estará suspenso nesta segunda-feira em razão dos danos causados pela intensa tempestade que se abateu sobre a cidade na sexta-feira. Por conta das avarias, que dificultam o fluxo de pessoas e o normal desempenho das atividades, a Direção do Foro da Comarca da Capital expediu a Portaria 02/2016-DF. Os prazos processuais marcados para a data foram prorrogados. Medidas urgentes serão processadas pelo Plantão do Foro Central, prédio I.

Danos

A chuva intensa e as fortes rajadas de vento, que atingiram quase 120 quilômetros por hora, causaram a quebra do vidro da porta principal de entrada do prédio II do Foro Central, além de alagamento no saguão, queda do forro, portas arrancadas e inúmeros vidros quebrados. Os danos foram minimizados devido à decisão da direção do Foro Central de lacrar todas as janelas do prédio, tomada em razão do temporal de outubro de 2015, que deixou uma pessoa morta e 11 feridas na capital gaúcha, segundo a Brigada Militar e o Hospital de Pronto Socorro.

No prédio I, a situação foi mais grave: vidros quebrados, instalações inundadas, sério comprometimento do setor de informações e de outras salas do local. Em decorrência da falta de energia elétrica na região, os sistemas de informática foram comprometidos, incluindo o site do TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS). A previsão era de que esses serviços fossem restabelecidos até o fim da tarde desse sábado. O sistema de climatização também foi afetado. No prédio do TJ-RS não houve registro de danos de maior vulto e o funcionamento dos serviços foi mantido normalmente.

Sair da versão mobile