Ícone do site Jornal O Sul

Fortaleza de Santa Teresa, no Uruguai, e seus encantos

Protegida por militares, a Fortaleza de Santa Teresa recebe turistas de vários locais (Foto: Ana Carolina Rodrigues/Especial/O Sul)

Abrindo a temporada do verão 2017 do Departamento de Rocha, sob o convite do Ministério do Turismo de Uruguai, tive a missão de conhecer as belezas, atrativos e maravilhas uruguaias.

Uma delas foi a Fortaleza de Santa Teresa. Cercada por muros, o local é ótimo para quem gosta de aventuras e também de paisagens bonitas. A festa de lançamento da temporada 2017 contou com personalidades, turistas e grandes chefes de culinária. Tudo ao som de uma boa música, com composições tradicionais e locais.

A pequena capela e as escadarias que têm dentro da Fortaleza comprovam que não só é bonita por fora como também em seu interior. A impressão que senti foi de um clima mágico e místico, digno das maravilhas do Uruguai.

Considerada a mais expressiva do país, esta fortaleza inscreve-se no Parque Nacional de Santa Teresa, criado para protegê-la. Integrava a antiga linha raiana denominada como Linha de Castillos Grande (Tratado de Madrid, 1750) e tinha a função de guarnecer o desfiladeiro de Angostura, vizinho ao monte de Castillos Grande, cerca de 20 quilômetros ao sul da Lagoa Mirim.

Culinária.

No lançamento da temporada 2017 não poderia faltar a apetitosa paella com frutos do mar e carreteiro com carnes. Tudo feito na hora e com o sabor e tempero uruguaio. Um verdadeiro néctar para os amantes de uma boa comida. O segredo, segundo alguns dos chefes que estavam no local, é fazer tudo com amor e ousar um pouco na criatividade. Parabéns pela iniciativa. Foi dada a largada para a temporada de dias quentes e de praias incríveis! (Ana Carolina Rodrigues/O Sul)

 

 

Sair da versão mobile