Ícone do site Jornal O Sul

Fortes chuvas devem atingir Porto Alegre nesta semana

(Foto: O Sul)

A prefeitura de Porto Alegre informou que o Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade) acompanhará mais um longo período de fortes chuvas que devem atingir a Capital nos próximos sete dias. Com projeções de chuvas que variam entre 100 milímetros e 300 milímetros, entre o Centro e o Norte do território gaúcho, o cenário é de atenção pelo risco de novas cheias de rios.

O Sistema Metroclima adverte que, nesta terça-feira (06), começa a ingressar ar quente e instável na região de Porto Alegre, o que já deve favorecer as precipitações, mas será entre quarta-feira (07) e quinta-feira (08) o alto risco de chuva torrencial na cidade. A atmosfera aquecida ainda criará condições de risco para temporais com alta incidência de raios e ocasional queda de granizo ou rajadas de vento. Na sexta-feira (09), avança ar mais frio do Sul e, com a atmosfera aquecida e úmida, permanece o risco de chuva forte e raios. Pelas projeções atuais, a instabilidade avança até a próxima semana.

De acordo com a equipe de meteorologistas do Metroclima, além dos altos volumes, outra preocupação é a cheia dos rios na região. Alguns afluentes do Guaíba ainda estão altos em razão da chuva volumosa da segunda metade de setembro. Neste começo de semana, o Guaíba também está alto, com a régua eletrônica do Cais Mauá marcando 1,67 metro. Durante o final de semana, o nível chegou a 2,02 metros, influenciado pelo vento Sul.
Sair da versão mobile