Ícone do site Jornal O Sul

França e Rússia lançam novos ataques contra reduto do Estado Islâmico na Síria

Ataques franceses dessa terça-feira à Raqqa (Síria) se somaram aos realizados no mesmo dia, mais cedo, pela Rússia. (Foto: Sebastien Dupont/ECPAD via AP)

A França voltou a bombardear nessa terça-feira a cidade de Raqqa (Síria), considerada a “capital” do EI (Estado Islâmico), anunciou o ministério francês da Defesa. Os ataques se somaram a outros lançados mais cedo no mesmo dia pela Rússia, disse uma fonte francesa.

“O exército francês conduziu pela segunda vez em 24 horas um ataque aéreo contra Daesh [acrônimo em árabe do EI], em Raqqa, na Síria”, indicou o ministério em comunicado. A ofensiva, lançada às 22h30min de segunda-feira em Brasília (DF), contou com a participação de dez caças – Rafale e Mirage 2000 – que saíram de bases nos Emirados Árabes e Jordânia e lançaram 16 bombas, missão similar à ocorrida no domingo.

“O ataque, realizado em coordenação com as forças norte-americanas, foi lançado contra locais identificados durante missões de reconhecimento realizadas anteriormente pela França.” Moscou também atacou alvos do EI, horas depois de confirmar que o avião russo da Metrojet que caiu em 31 de outubro foi derrubado por uma bomba. A admissão do governo russo de um ataque terrorista foi feita quatro dias após os atentados ocorridos em Paris (França). O grupo jihadista havia reivindicado o ataque, que matou 224 pessoas que iam da cidade egípcia de Sharm El-Sheikh para São Petersburgo (Rússia).

Sair da versão mobile