A França mobilizou 115 mil policiais e soldados para garantir a segurança do país após os ataques terroristas em Paris, disse nessa terça-feira o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve. O ministro também informou que a polícia realizou 128 operações na madrugada dessa terça-feira para encontrar suspeitos de envolvimento com o terrorismo. Na noite anterior, os agentes haviam realizado 168 operações, que levaram à detenção de 127 suspeitos, sendo 104 em prisão domiciliar.
Em entrevista à rádio France Info, Cazeneuve disse que “a maioria das pessoas envolvidas no ataque não era conhecida pelos serviços” de inteligência franceses.
Atualmente, há cerca de 10,5 mil pessoas registradas na lista de suspeitos de terrorismo na França, envolvendo diferentes graus de radicalização. Além disso, o ministro pediu o aumento dos recursos destinados aos equipamentos policias, os quais diminuíram 17% entre 2007 e 2012, segundo ele.
O ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, fez pedido formal de ajuda aos demais membros da UE (União Europeia). É a primeira vez que a cláusula de ajuda mútua é acionada. O tratado de Lisboa diz que, em caso de “agressão armada”, os países do bloco “têm a obrigação de prover ajuda e assistência de todas as formas possíveis”. (Folhapress)
