Ícone do site Jornal O Sul

França pede ajuda militar à União Europeia para ações contra o Estado Islâmico no exterior

O pedido ocorre após os atentados terroristas em Paris (Foto: Petros Karadjias/AP)

A França pediu nesta terça-feira (17) aos membros da UE (União Europeia) “ajuda” na luta contra o grupo EI (Estado Islâmico) no Iraque e na Síria, assim como uma “participação militar maior” nas operações do país no exterior, fundamentalmente na África. O pedido ocorre após os atentados terroristas reivindicados pelo EI que deixaram 129 mortos em Paris.

A UE expressou apoio “unânime” ao pedido de ajuda militar, indicou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini. “A França pediu ajuda e assistência. A UE, pela voz de todos os Estados membros, expressou de forma unânime seu total apoio a esse pedido”, garantiu.

Esse apoio “é um ato político de grande importância”, declarou o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian.  Ainda não está claro como será feita a ajuda dos países europeus às ações militares francesas. Cada membro do bloco poderá contribuir auxiliando a França de acordo com suas próprias capacidades e políticas externas, indicou Federica. Os detalhes serão acertados nas próximas horas em reuniões bilaterais entre os ministros. “É um ato político, uma mensagem política”, disse a chefe da diplomacia europeia.

Sair da versão mobile