Ícone do site Jornal O Sul

Frida Kahlo inspira exposição da artista Graça Craidy, com 28 obras, que estarão na Pinacoteca da Ajuris

Graça pinta Frida. (Foto: Lisa Roos/Divulgação)

A figura mítica e apaixonada de Frida Kahlo estará em destaque na exposição Fridas, da artista Graça Craidy, na Pinacoteca da Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul), localizada na Rua Celeste Gobatto, 229, em Porto Alegre, com vernissage nesta quinta-feira (09), a partir das 18h30min. A exposição vai até o dia 31 de maio, com entrada franca.

As 28 obras da artista plástica gaúcha Graça Craidy retratam a expressividade da mexicana, com sua força e suas flores, que também se espalham pela exposição em imagens que emolduram a artista. Diego Rivera, grande amor de Frida, também ocupa o espaço, com um retrato feito especialmente para a mostra.

Para Graça, o mito empoderador que move a paixão por Frida Kahlo é o seu exemplo de vida. “É a sua superação como mulher, como ativista, como pintora. É a sua autonomia para ser o que quis, dentro dos seus limites, que não foram poucos. Frida é tipo uma Santa Bárbara contemporânea. Guerreira. Atrevida. Apaixonada. Valente. Frida é tipo uma Yansã urbana. Uma São Jorge de saias. Uma Joana D’Arc latina. Ter uma Frida por perto é como se nutrir da sua ousadia”, compara a artista.

Graça Craidy é artista visual e publicitária. Em sua obra, a realidade está presente em denúncias da violência contra mulher, a guerra e o abandono dos idosos. Também retrata animais, flores e artistas. Sua mais recente exposição, Feminicidas, que segue em exposição até 11 de maio, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, mostra um grande políptico (3,60 m X 1,80 m), com 12 telas (90 cm X 60 cm), com 12 homens de várias classes sociais e faixas etárias, portando armas no lugar do pênis, em uma imagem que traduz o horror desse tipo de crime e seu avanço no País.

Serviço:

O que: Exposição Fridas

Artista: Graça Craidy

Onde: Local: Pinacoteca da Ajuris

Endereço: Rua Celeste Gobatto, 229 – Porto Alegre

Quando: Abertura: 9 de maio, às 18h30

Visitação: Até 31 de maio

Entrada franca.

Sair da versão mobile