Ícone do site Jornal O Sul

Gastos de brasileiros no exterior caem 62% em um ano

Recuo acumulado de janeiro a março é de 7% (Foto: Banco de Dados)

A recessão econômica e o dólar alto diminuíram consideravelmente o ímpeto dos brasileiros para os gastos no exterior. Em janeiro, tradicional mês de férias escolares, quando as despesas aumentam, os gastos lá fora somaram 840 milhões de dólares, com forte queda de 62% frente ao mesmo período de 2015 (2,23 bilhões de dólares).

Também foi o menor valor para meses de janeiro desde 2009, ou seja, em sete anos, quando os gastos de brasileiros no exterior somaram 745 milhões de dólares, segundo informações do BC (Banco Central). A série histórica começou em 1995.

Em janeiro, a moeda norte-americana avançou 1,93%, para 4,02 reais. O dólar mais alto encarece passagens e hotéis, além dos produtos comprados lá fora. A valorização da moeda também aumenta despesas com cartões de crédito e débito no exterior – que sofrem ainda a incidência do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) de 6,38%.

A crise econômica também tem diminuído a renda das famílias. Contribuem para redução dos gastos no exterior a alta da inflação e o elevado nível de endividamento das famílias. Os juros bancários, por sua vez, continuam em níveis historicamente altos. Para completar o quadro, o governo passou a cobrar a alíquota de 25% de IR (Imposto de Renda) sobre remessas ao exterior para o pagamento de serviços para gastos pessoais.

Histórico
De 2010 a 2014, os gastos de brasileiros no exterior vinham subindo continuamente. Entretanto, no ano passado, com a alta de quase 50% no dólar, houve uma queda de 32%. (AG)

Sair da versão mobile