Ícone do site Jornal O Sul

Gilmar Mendes assume TSE em maio e deve julgar processo contra chapa

O julgamento começou no mês passado, mas um pedido de vista de Luiz Fux adiou a conclusão do caso. (Foto: Nelson Jr./STF)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou a eleição dos ministros Gilmar Mendes como presidente do tribunal e Luiz Fux como vice-presidente. Gilmar disse que o País enfrenta um momento de “tensões exacerbadas” e terá as eleições municipais “desafiadoras”, devido ao número elevado de candidatos e ao fim do financiamento empresarial a campanhas eleitorais.

Fux e Mendes, que também são ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), estarão no comando da Justiça eleitoral, a partir de maio, pelos próximos dois anos. Eles devem atuar durante o julgamento dos processos que pedem a cassação do mandato da presidenta Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. A expectativa é de que os processos podem levar de seis meses a até um ano, dependendo dos pedidos de produção de provas da defesa e da acusação.

A escolha foi referendada em uma eleição formal realizada entre os ministros. Gilmar Mendes recebeu 6 votos e Luiz Fux, 1 voto. No comando da Corte, Gilmar Mendes estará à frente da organização das eleições municipais deste ano e também herda iniciativa do atual presidente, Dias Toffoli, de dar andamento a um recadastramento dos eleitores por biometria. Um dos objetivos é estabelecer, por meio da Justiça Eleitoral, uma identificação única para os brasileiros.

Sair da versão mobile