Ícone do site Jornal O Sul

Google e Facebook apagarão posts racistas na Alemanha

Empresas assumiram compromisso com o governo alemão de retirar do ar, em 24 horas, comentários racistas. (Foto: Dado Ruvic/Reuters)

Google, Twitter e Facebook assumiram, na terça-feira, um compromisso com o governo da Alemanha de eliminar, em 24 horas, mensagens que, por disseminar o ódio racial, infrinjam o direito penal do país. Esse é um dos primeiros resultados do grupo de trabalho iniciado pelo ministro da Justiça alemão, Heiko Maas, há semanas com as três empresas de tecnologia, após o aumento das mensagens de cunho racista que incitam a violência contra refugiados que chegam à Alemanha.

“O trabalho [com Google, Twitter e Facebook] valeu a pena. Em pouco tempo conseguimos bons resultados. Acertamos com as empresas medidas concretas para combater a divulgação do ódio na rede”, afirmou Maas, em comunicado.

Liberdade de expressão
A liberdade de expressão, argumentou o ministro, protege também os comentários “repulsivos, vulgares e desagradáveis”. Porém, afirmou, há limites, especialmente quando eles “pedem a violência ou ataques à dignidade das pessoas que são puníveis como um crime de incitação ao ódio racial”.

Sair da versão mobile