Ícone do site Jornal O Sul

Google planeja lançar smartphone vendido em pedaços, como alto-falantes, câmeras, baterias, lanternas e armazenamento

Empresa espera criar uma verdadeira indústria em torno deste novo modelo. (Crédito: Reprodução)

O Google planeja lançar em 2017 o smartphone “modular”, batizado de projeto Ara, que havia anunciado no início de 2015. “No ano que vem, Ara estará disponível para os consumidores”, informou o Google na sua conferência anual de programadores.

Os desenvolvedores terão acesso a uma versão específica do Ara, a partir de setembro, para que criem aplicativos. O Ara apresenta uma estrutura básica, um “esqueleto”, sobre a qual o usuário pode acrescentar blocos com diferentes funções. Isso significa que você pode alterar peças-chave do hardware, como câmera, processador, armazenamento interno e memória RAM, por exemplo. “O Ara estará para os smartphones como os aplicativos estiveram para o software”, destacou o Google.

Quando foi apresentado o protótipo, em 2015, durante o congresso mundial de telefonia móvel em Barcelona (Espanha), o Google disse que esperava criar uma verdadeira indústria em torno deste novo modelo, que oferecerá um acesso mais fácil à internet aos habitantes dos países emergentes.

Nova fase.

Quem vai comandar essa nova fase do Ara é Rick Osterloh, líder de hardware no Google e ex-presidente da Motorola. Isso também significa um marco para a companhia: é a primeira vez que o gigante das buscas vai lançar um smartphone próprio, com hardware próprio.

O protótipo do Ara está como o esperado: completamente modular. As peças modulares do smartphone até funcionam integradas com o Google Assistant/Now: você pode dizer “ok, Google, ejete a câmera” e realizar a troca de maneira fácil.

Ao que parece, o Ara vai contar com seis módulos conectados ao Unipro, uma porta proprietária de padrão aberto e que transfere até 11,9 gigabits por segundo – e em ambos os sentidos.

A notícia vem como comemoração. O protótipo está pronto e os kits para desenvolvedores começam a sair ainda neste ano.

Golpe duro na concorrência? Será que o Google vai revolucionar o mercado de smartphones? Além disso, seria o Ara um smartphone para mostrar toda a potência mobile da companhia e deixar os produtos iOS, da Apple, comendo poeira? Em breve, saberemos todas essas respostas.

Sair da versão mobile