Ícone do site Jornal O Sul

Google vai apagar comunidades do Orkut em definitivo: A rede social acabou em 2014, mas ainda existem mais de 50 milhões de comunidades no ar

"Eu odeio acordar cedo", "Bocejei", "Queria sorvete, mas era feijão", entre tantas outras deixarão saudades. (Foto: Reprodução)

A decepção para os fãs do Orkut parece não ter fim. O Google anunciou que vai descontinuar o arquivo público com comunidades da rede social para sempre. O site, com o histórico de mais de 50 milhões de comunidades do Orkut, catalogadas por nome, vai sair do ar de uma vez por todas. O Google, no entanto, disse em um post, no seu blog oficial, que o arquivo com os históricos publicados em português e inglês fica disponível até dia 15 de maio.

“Para alguns, vai ser impossível esquecer, e ainda renderá boas histórias para contar. Para nós, que em 2014 demos adeus ao Orkut, chegou a hora de dar mais um passo. Depois de mais de dois anos online para os nostálgicos, vamos descontinuar o arquivo com as comunidades públicas do Orkut”, diz o post.

As comunidades mais famosas atraiam centenas de milhares de usuários. “Eu odeio acordar cedo”,  “Bocejei”, “Queria sorvete, mas era feijão”, “Tocava a campainha e corria” e tantas outras marcaram a vida dos brasileiros que tiveram sua primeira experiência com redes sociais no Orkut, muito antes do Facebook se popularizar por aqui. Segundo o Google, de longe, fomos o País que mais se entusiasmou e mais gerou conteúdo na plataforma. “Um povo social”, como dizem especialistas.

Assinado por Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, o post de despedida encerra com um agradecimento e um convite para o último adeus. “Obrigado a todos que fizeram parte do Orkut, que criaram e alimentaram comunidades incríveis, e deram início a tantas conversas. Se quiser dar mais uma olhadinha, o arquivo fica no ar até o dia 15 de maio”, disse.

 

Sair da versão mobile