O governador José Ivo Sartori reúne-se com ministros nesta quarta-feira (04), em Brasília, para encaminhar assuntos de interesse do Rio Grande do Sul nas áreas de infraestrutura, saneamento, saúde e desenvolvimento agrário. Às 11h, Sartori será recebido por Gilberto Kassab, no Ministério das Cidades, para tratar de recursos contratados, na ordem de 2,8 bilhões de reais, para execução de obras em sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em municípios atendidos pela Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento).
Na sequência, às 12h15min, o governador estará com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, com quem abordará a situação de convênios e repasses a hospitais. A agenda termina às 17h, quando o governador participa de audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tratar dos planos de trabalho encaminhados pela Secretaria dos Transportes em conjunto com o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem). O objetivo é viabilizar a reconstrução de trechos rodoviários em Candelária (RSC-287), Faxinal do Soturno (ERS-348) e Santa Maria (ERS-149), danificados pelas fortes chuvas que atingiram recentemente o Estado.
O governador também deve encaminhar ofícios ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e ao Ministério da Agricultura, com enfoque no impacto das intempéries no setor primário. Estima-se que mais de 8 mil produtores tenham sido afetados, com prejuízos na cultura de grãos, fruticultura, oleicultura e produção animal. Dados mais recentes apontam que o trigo contabiliza uma perda calculada em 40%, o plantio do arroz encontra-se em atraso e as áreas de soja enfrentam grandes dificuldades de plantio.